INICIO

 

TRATAMENTO

MENU

 

Caixa de texto: Tipos de tratamento de água

No Ponto de Entrada

Estes sistemas tratam maior parte da água que abastece a residência. São normalmente instalados na tubagem comum que abastece a residência, por exemplo após o contador, ou no caso de o abastecimento ser efectuado por captação própria, imediatamente após o poço ou furo.
A descalcificação da água que abastece uma residência é um exemplo de um sistema de tratamento de género. 

No ponto de consumo

Estes sistemas tratam a água apenas num ponto de consumo, sendo a água tratada direccionada para uma torneira, como por exemplo a torneira da cozinha ou uma torneira auxiliar colocada próxima desta. Exemplos destes tipos de sistemas são a purificação da água por osmose inversa, transformando a água da torneira numa água semelhante a uma água engarrafada, ou simplesmente colocação de um filtro com carvão activado no chuveiro para a remoção do cloro da água de banhos. Nestes tipos de tratamento a ideia, não é potabilizar a água mas sim melhorar a qualidade de uma água já potável, tornando-a mais saudável e saborosa  – TRATAMENTO DE POLIMENTO – .

Os vários tipos de sistemas deste género existentes são:

Filtros ligados directamente à torneira
Estes tipos de filtros vêm com um sistema de adaptação à torneira e um sistema de bypass.
A água passa pelo filtro e sai numa torneira directamente ligada a este.

Sobre a bancada
Estes sistemas são instalados na bancada sendo abastecidos por uma ligação da tubagem da torneira. A água passa pelo sistema que normalmente tem uma torneira incorporada fornecendo água fria e à temperatura ambiente.

Debaixo da bancada
Estes sistemas são também abastecidos por uma ligação à tubagem da torneira, mas são instalados debaixo da banca sendo a agua direccionada para uma torneira auxiliar instalada sobre a banca ou para a torneira da própria banca caso esta seja de três vias.


Tecnologias de tratamento de água para consumo humano

Processo de tratamento Descrição

ADSORÇÃO

È um processo físico, onde gases, partículas dissolvidas ou suspensas aderem à superfície ou poros de um meio adsorvente. Um exemplo de esta tecnologia é a filtração com carvão activado.

DESCALCIFICAÇÃO

A descalcificação é efectuada por um processo de troca iónica, a água fluí, através de resinas com formato esférico (semelhantes a pequenas contas). Os iões presentes na água são trocados por outros iões fixados nas resinas. Na resina de descalcificação, à medida que a água passa através da resina, o sódio (Na) é trocado por cálcio (Ca) e magnésio (Mg).

ULTRAVIOLETA

Este tratamento utiliza a luz ultravioleta para disinfectar a água.

OSMOSE INVERSA

Este processo reverte, pela aplicação de uma pressão, o fluxo da água no processo natural de osmose, para que a água passe da solução mais concentrada para a mais diluída através de uma membrana semipermeável. Desta forma, da solução mais concentrada (água bruta) obtemos uma mais diluída (água tratada).

Caixa de texto: Tratamentos Industriais

TRATAMENTO DE CIRCUITOS DE AQUECIMENTO

INCRUSTAÇÕES 

Podem ser definidas como camadas de materiais que se depositam em superfícies.
Como consequência evitam muitas vezes a troca de calor ou a passagem de algumas substâncias. 

CORROSÔES 

Acontecem quando com a reacção com a água os materiais entram em degradação.
Da existência de corrosão e incrustações resultam:

a) Maiores custos de manutenção devido a substituição das tubagens e dos equipamentos
Caixa de texto: A solução deste problema é relativamente simples e consiste em adicionar ao circuito de aquecimento um produto inibidor de corrosão eventualmente um regulador de pH e um agente anti-incrustante ou em previamente tratar a água que abastece o sistema de aquecimento.

TRATAMENTO DE ÁGUAS DE CALDEIRAS

Os circuitos de água das caldeiras são circuitos semi-fechados dado parte do vapor não se recupera nos condensados, desta forma é necessário existir um tratamento continuo da água do circuito. Como consequência deste facto verifica-se um aumento gradual da salinidade que é necessário compensar através de um sistema de purga. Deste modo e dada as elevadas temperaturas verificadas surgem fenómenos de incrustação e de corrosão. A água de Alimentação deverá ser tratada da seguinte forma:

a) Filtração
b) Descalcificação - Dado que água de alimentação deverá ter no máximo 1 ºF de dureza, para
águas com uma salinidade elevada é conveniente a utilização de um sistema de osmose
inversa.
c) Controlo de pH
d) Eliminação do oxigénio.

TRATAMENTO DE CIRCUITOS DE REFRIGERAÇÃO

a) Filtração da água de alimentação e da agua de recirculação
b) Descalcificação ou Doseamento de anti-incrustrantes.
c) Tratamento com algicidas
d) Tratamento anti-corrosivo
e) Equipamento de purga automática por condutividade.

Copyright 2008 Eco-Alcance, Unipessoal, Lda

Todos direitos reservados

TRATAMENTO DE ÁGUAS

LIMPAS

FUROS E POÇOS